domingo, 4 de julho de 2010

; refletindo...

    Sua visão é limitada. Sua racionalidade, toda impregnada de paradigmas. Não se culpe, você não tem escolha. Regras são ditadas a você todos os dias, modelos impostos, infestando o seu intelecto de forma irreversível. Não adianta lutar contra. Por mais que você se oponha, a barreira entre certo e errado é intransponível, a um nível muito maior do que o da vontade. Mesmo que certo e errado não sejam tão certos e errados assim.
    Pré conceitos são formados o tempo todo, injetados em nossas mentes sem que nos demos conta de tal. É uma questão de cultura. Está encravado nas nossas religiões, nos nossos cotidianos, fincados ali muito antes de que tomássemos a menor consciência. Vem dos reis, das rainhas, dos colonizadores, dos ditadores, dos padres, pastores, dos militares e dos militantes... Vem deles, e vem de cada um de nós, por mais que insistamos em negar esse fato.
     Esse é o problema, a grande dificuldade em lutar contra o preconceito. Todos somos preconceituosos, mas poucos assumimos o fato. E o primeiro passo para combatê-lo, é entendê-lo. Não adianta dizer que você não tem "preconceito a negros", porque negar é uma afirmação tão infantil que Freud provavelmente riria desses seres estúpidos tentando se safar. É o preto de alma branca, e eu aposto o que quiser que um dia você já disse essa frase. Assim como seus pais, seus avós, seus vizinhos e os donos de escravos do século dezoito.
     O preconceito nasce com cada um de nós, em cada um de nós. Se existe forma de nos livrarmos dele? Pode ser. Mas o primeiro passo é assumir que sim, somos preconceituosos. E então começar a batalha. Vencer ou não... Só o tempo dirá.
   


---
tivemos uma situação dessas de preconceito ano passado cursando a matéria "ciências sociais" na faculdade. o professor soltou a frase pérola do texto. pois é.

às vezes eu percebo em mim e em muita gente que me rodeia algumas sutilezas que apontam totalmente pro preconceito. e acho muita hipocrisia, numa roda de conversa, todo mundo se defendendo e dizendo não ser preconceituoso. sério gente, negar é ridículo. e mesmo que você acredite não ser preconceituoso, presta atenção que você vai achar alguns momentos em que solta algum comentário do tipo.
é ridículo.

cheguei a conclusão que preciso trabalhar isso em mim. sempre achei que fosse imune a esse tipo de situação, mas a cada dia percebo mais e mais o quanto isso está totalmente "fincado" na sociedade. muito mais do que admitimos :/
mas né... o primeiro passo é a aceitação! vou trabalhar duro nisso daqui pra frente.

10 comentários:

  1. Yep, no fundo sempre tem algo que mancha a nossa faxada aparentemente impecável :P Esses dias, na aula de filosofia, a gente tava discutindo isso e o professor perguntou pra uma guria mega homofobica da classe se ela preferia que o filho fosse gay ou hetero, se pudesse escolher. Obvio que ela disse hetero, e ele: "Por que?" Ela: "Ah, porque é mais normal." Ele: "Normal. Essa é a palavra. Normal é a palavra mais carregada de preconceito que eu conheço. Humpf, 'normal'." E tipo, super concordo rs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou preconceituoso! (aceitando o fato pra trabalhar em cima disso) Como sempre, um texto inspirador. Parabéns! E então o mundo faz sentido novamente...

    ResponderExcluir
  3. a gente tava falando sobre isso aquele dia no shopping, né?

    ResponderExcluir
  4. Essa é minha escritora predileta. Lindo Mary e forte também.Você me encanta! Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Nossa por acaso cheguei ao seu texto. Só posso dizer q é a mais pura verdade..eu mesma admito sou preconceituosa..tanto com os outros quanto cmigo..mas acredito q é possível se livrar do preconceito..já do "PRÈ"conceito é inevitável..tudo que é novo causa reações..que as vezes nem sempre nos agrada..e é nessa hora que devemos tomar cuidado.
    Um tema sempre bom de ser discutido..bjs e Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Verdade! Acho que o preconceito está sim incutido em cada un de nós. É inevitável absorver pelo menos um pouco do que crescemos ouvindo. E o pré conceito é inerente ao ser humano. À primeira vista vamos sempre estranhar o desconhecido e diferente. Mas acho que o relevante é o quanto cada um deixa eles agirem, já que tem consciencia que eles existem e que não estam certos.

    ResponderExcluir
  7. Ah cara não sou CONTRA preconceito. É parte essencial de quem somos. É por conta dele que sobrevivemos, essa noção do "outro" é o que nos afirma como parte, ou não, de um grupo. Nada reafirma mais uma nacionalidade do que uma ameça externa.

    O que não pode ter é falta de respeito, violência. O pós conceito deve existir, para que sua opinião seja formada, mesmo que continue tão ruim quanto era no pré-conceito. :)

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi essa de 'preto de alma branca' o_O Mas aqui no sul, principalmente nas cidades que são mais alemãs e tal, ainda tem muuuuuito preconceito abeerto assim. Não é nem disfarçado rs Uma vez uma professora minha contou histórias que, se ela não dissesse a data, todo mundo acharia que aconteceu na época da escravidão G_G
    acho indigno ;~
    e vc, foda como sempre xDD

    ResponderExcluir
  9. O mais foda são os que soltam aquelas piadinhas infames e ainda têm cara de pau de falar "preconceituoso, eu? Imagina!". Tenho minhas recaídas, mas tento muito trabalhar isso... Ultimamente tem dado certo! Muito foda seu texto, Mah (pra variar, né?).

    ResponderExcluir
  10. Não tinha visto esse post ainda! #comoassim HAUHAuHAUHUAhuH

    Na verdade, nunca reparei essas atitudes em mim... Vou reparar mais nisso. Mas acho difícil as pessoas não terem um pré conceito sobre qualquer assunto. A gente acaba sendo influenciado, mesmo que não perceba, pela opinião dos outros.
    Ótimo texto e ótimo assunto!
    =)

    xoxo

    ResponderExcluir