quinta-feira, 22 de abril de 2010

; colecionando cores

Então tudo mudou.
O mundo, antes um caleidoscópio de cores, agora era todo confuso, borrado.
Preto e branco.
Todas as minhas cores, as cores que eu sempre adorei, tinham ido embora.
Sem o amarelo dos raios de sol logo de manhã, ou o azul-com-rosa-tingido-de-laranja do crepúsculo. O verde dos gramados já não estava mais lá, e nem o vermelho e roxo das flores. Sem o azul do céu, e o prateado brilhante das estrelas.
Comigo, agora, eram só eles: o branco do nada, o preto do vazio, e os tristes e gelados tons de cinza entre eles.

Nada mais tinha graça: já não sentia aquele calor (antes julgado insuportável, mas que naquele momento fazia falta) das tardes andando por entre as árvores; já não sentia aquele vento do fim de tarde; já não havia aquela chuva cheia de azul, trazendo o arco-íris no final.
As cores tinham ido embora, e com elas, os sentidos e sentimentos.
O único aqui, persistente, era a tristeza estranha do cinza.

Senti falta de tudo como era antes, de ver as formas definidas, os rostos queridos; e dar a cada um deles a cor perfeita, que melhor lhe descreveria, que mais me faria lembrar de todas as emoções presentes ali, nos mais simples detalhes. Senti falta das brincadeiras, das risadas, dos abraços; das tardes e das manhãs como eram antes.

Onde estavam todos?
Onde estavam as cores?


E então eles começaram a voltar: não trazendo suas cores de volta, impondo-as; mas me dando a oportunidade de pintá-las mais uma vez, como fora tempos atrás.
Ao invés de chegarem já coloridos, vieram como aquelas revistas de colorir, prontos para que suas cores fossem (re)descobertas.
E para mim uma mão estendida, que nesse mundo de metáforas poderia ser como uma daquelas caixas de lápis-de-cor que toda criança quer ganhar: quarenta e oito cores, aquarela; cheiro de lápis novo e, na imaginação infantil, um mundo todo de tons para serem explorados.

Agora já vejo formas, e não mais apenas o branco, preto e cinza, borrados entre si.
Formas perfeitas, delineadas e delicadas, esperando para serem preenchidas pelo roxo, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.


Hora de voltar a colecionar as cores.

16 comentários:

  1. quase chorei T-T mas isso é facilmente justificado por minha pessoa se encontrar em um estado espiritual e psicologico relativamente abalado pelos acontecimentos dos ultimos dias, os quais me deixaram sensíveis a emoções fortes e...
    AI, quem liga? seu texto ficou maravilhoso e me deixou feliz em ver (se é q eu entendi as metáforas direito) q vc está pintando tudo d novo!
    colours are good for you (y)

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto, Coisa!
    Adorei!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito foda *-* Saudade de ti escrevendo, acho você a (pseudo ou n) escritora mais foda do mundo! *-* E a gente escreve parecido (duh, pq será né e adoro metaforas também rs E super combinou com o blog em si *-* Paguei um pau, pra variar.
    Anyway, é bom que a colecionadora de cores esteja de volta :)
    <3

    ResponderExcluir
  4. AWWWN MARY SUA FOFA, por isso que eu falo que você é inteligente, muita gente(BURRA)nem sabe o que é uma metáfora, ainda mais desenvolve-las com tanta expressão *-*
    Parabéns, tiro o chapéu pro seu texto e vou passar ele pra um monte de gente HAHAHAAH *-8

    <3

    ResponderExcluir
  5. Máru! Que liiiindo.
    Muito, muito bom!

    The more colorful, the better. ;)

    ResponderExcluir
  6. UAUUUUU que textoo mana.sei bem cmo é tdo issu!

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito! Gostei!
    Parece fim/começo daqueles filmes que só quem prestou atenção entende. Como Ensaio Sobre a Segueira ou Alice no país das maravilhas. Eu gosto de coisas assim.

    ResponderExcluir
  8. Quero um convite para o lançamento do livro, visto que escrevendo tao belamente isso nao demora a acontecer.
    Tenho orgulho de você Mary!
    Foi minha aluna...nananana...rs

    Um beijo
    Camila

    ResponderExcluir
  9. ai sua shata...
    até a tia Cammy comenta aqui!
    comolidar?
    *pensando num post digno pra atualizar o MEU blog*
    u.u

    ResponderExcluir
  10. HOADSIHDASHOHADSO oh a vingancinha barata u.u

    ResponderExcluir
  11. Lindo, Mah!
    É "simples"...VC CRESCEU (-está crescendo-) e agora tentando (precisando) andar com suas próprias pernas, escrevendo sua própria história! E com cores! Bacana!
    Obrigada.
    Bjo,
    Gio

    ResponderExcluir
  12. É bom quando as coisas evoluem assim e, mais ainda, quando cai a ficha de como não é tudo perdido e impossível.
    Mas tenho que confessar que, como um daltônico, me senti deslocado. :\
    euaheuaheuaheua
    Ótimo post!
    :**

    ResponderExcluir