quinta-feira, 30 de setembro de 2010

; o mundo das palavras esquecidas

        Lá estão várias palavras, esquecidas pelas pessoas durante o tempo. Reúnem-se por favor, muito obrigado, com licença e várias outras expressões parecidas. Elas foram as primeiras a desaparecer. Foram afugentadas pelo desuso, sabe? Sentiram-se abandonadas, e então se foram. E se refugiaram lá, no seu novo mundo.
         Estão por lá também senhor e senhora, antes tão usados por pessoas para se dirigirem aos mais sábios. Elas trazem consigo o respeito, que levou consigo não apenas suas sílabas – mas todo o seu significado.
         Preservar e perseverar também estão pelas redondezas. A primeira, na verdade, está fazendo as malas. É que as pessoas resolveram, de uma hora pra outra, lembrarem-se dela. Então ali já não é mais o seu lugar. Ela deve voltar, e ela espera (com a esperança, sua palavra esquecida vizinha!) ser lembrada por muito tempo, uma vez que a humanidade cada vez mais precisa de seu significado.
        Companheirismo mora por ali também, foi substituída por uma tal de competição, toda petulante, que agora está encravada por todos os lados. Amigo é vizinho de companheirismo, sabe como é, foram esquecidas na mesma época. Ela foi substituída por uma tal colega, que insiste em roubar o seu real significado, e consegue, cada vez que as pessoas se distanciam e se esquecem mais e mais do real significado da amizade...
         Amor? Ah, não, essa não foi esquecida! Pelo contrário. É dita, escrita, gasta, surrada a cada dia que passa. Ela teme, e na verdade queria ser uma das suas antigas amigas – queria estar no mundo das palavras esquecidas. É que ela não aguenta mais ser usada de forma vã, ser atirada ao vento de forma errônea por pessoas que não entendem sua essência. Ela não aguenta mais ser confundida com as expressões bom dia! ou quer um café?. Amor está cansada. Tudo o que ela queria era ser reconhecida – pelos seus reais valores. E não essa coisa estranha e vazia para a qual as pessoas a tem empregado ultimamente.


-----
Mais alguma palavra que vive no mundo das palavras esquecidas e que não acrescentei? :)
Beijos!

5 comentários:

  1. Sinceridade. Simplicidade. Sorrisos (verdadeiros). Bom humor. E mais um milhão (não consigo pensar a essa hora rs) das melhores palavras fugiram e nos deixaram com um mundo repleto daquelas que deveriam realmente sumir. Irônico, né?
    Quero fugir com elas!

    Adorei <3

    ResponderExcluir
  2. é emocionante (de verdade) pensar q eu uso essas palavras...

    compaixão e família estão indo pra lá e uma q gostaria de ir tmbm é orgulho, mas assim como amor está sendo usada erroneamente

    ResponderExcluir
  3. Respeito, principalmente. Faria muita diferença se ela ainda andasse por aqui, né? :P

    ResponderExcluir